VEJA TAMBÉM



11 de fevereiro de 2012

Qual é o seu estilo de decoração?

Comprou um imóvel? Está pensando em reformar? Seja a sua casa ou o seu escritório, antes de iniciar o projeto, saiba qual é estilo que mais se identifica.Há pessoas que se identificam com mais de um estilo. Ok, não tem problema nenhum! Eu mesma adoro misturar estilos. E sou assim até com a roupa que visto. Misturo uma calça jeans básica com uma camisa com tecido mais nobre, ou até mesmo com uma peça de paetê. Na decoração você pode fazer a mesma coisa. Determinar o estilo é imprimir a sua personalidade, a sua maneira de ser e o seu gosto pessoal. Mas mesmo para fazer esta mescla é preciso tomar cuidado porque quando pensamos em decoração, estamos falando em formas, proporções, texturas e cores. Além destes, existem também alguns pontos básicos que envolvem o layout do ambiente como : a circulação, a funcionalidade e a qualidade dos materiais e móveis e o conforto de uma forma geral. Afinal, quando você quer fazer um mix com roupas, pode olhar no espelho e com o seu olhar crítico, pensar: ”Hum, acho que não ficou legal, não combinou”, mas e quando vai comprar o piso, as texturas para a parede, os móveis e objetos? Fica mais complicado, não é?

Teste qual é o seu estilo

Como às vezes uma imagem vale mais do que mil palavras, eu separei alguns exemplos para que vocês possam compreender melhor. Vamos fazer uma brincadeira? Abaixo seguem algumas imagens enumeradas. Veja qual é ou quais são as imagens que mais gosta e depois siga o texto correspondente ao número (s) que escolheu e descubra qual ou quais são os estilos de sua preferência!

Aguardo o comentário de vocês!

Um super beijo,

Nívea Puech

FIGURA 1
FIGURA 2

 

FIGURA 3
FIGURA 4
FIGURA 5
FIGURA 6

 

FIGURA 7
FIGURA 8
FIGURA 9
FIGURA 10

 

FIGURA 11

 

FIGURA 12

 

FIGURA 13
FIGURA 14

 

FIGURA 15

 

FIGURA 16
FIGURA 17
FIGURA 18
FIGURA 19

 

FIGURA 20

 

FIGURA 21
FIGURA 22

 

FIGURA 23

 

FIGURA 24

Via: Pinterest,Design do Inspire, Elle Decor, Carmobel

Agora é só ver o texto abaixo e procurar o número correspondente a imagem ou imagens que mais te agradou! E descubra qual é o seu estilo de decoração!

Se você escolheu as figuras 1,2 ou 3 o seu estilo é CLÁSSICO.  Você provavelmente não se prende a modismos e é fiel aos móveis e/ou objetos passados a você pelos seus antepassados, , O clássico sempre é eterno. O que caracteriza este estilo são as formas mais arqueadas e rebuscadas. A simetria é um item muito importante na composição da decoração. É um estilo formal e bem luxuoso inspirado nos grandes palácios da antiguidade. Os materiais para piso e/ou paredes são nobres e duráveis, como madeiras de lei e os mármores. Utilizam-se também papéis de parede em padrões adamascados, listrados e florais. Normalmente, em casas ou edifícios no estilo clássico, o pé direito é muito alto, na decoração é comum os adornos em gessos com desenhos mais elaborados (molduras). Os móveis são de antiguidade, como as famosas poltronas e cadeiras Luís XV, Luís XVI, Luís Felipe , Vitoriana, Bergère, o sofá chesterfield, as cristaleiras, as mesas marchetadas, e por aí vai….sem falar nas laqueações douradas e ou prateadas, nas franjas e pingentes das almofadas, cortinas com xales, lustres de cristal, estatuetas, porcelana, quadros valiososs e tapetes persas.

Gostou das figuras 4 ou 5 ? O seu estilo é CLÁSSICO/ RÚSTICO. Gosta de peças da antiguidade e de ter um estilo mais luxuoso, mas adora mesclar peças totalmente opostas ao luxo, como por exemplo, uma mesa toda em madeira rústica de demolição, um pufe simples em crochê, etc. Sabendo fazer esta mistura, pode ficar lindo! É como você usar uma calça jeans básica com uma camisa de seda.

Ficou encantado (a) com as figuras 6,7 ou 8 o seu estilo é CLÁSSICO/MODERNO. Adora peças que remetem ao passado, visita antiquários, feiras de antiguidades, mas não abre mão também de saber o que acontece na atualidade em termos de moda e decoração. Adora mesclar o que é antigo com o que é atual é moderno. Mas nem sempre o que é moderno quer dizer que foi fabricado nos tempos atuais, afinal para a arquitetura e decoração, a fase moderna já começa em 1919! Mesclar um sofá estilo clássico com uma poltrona Barcelona (criação de Mies van der Rohe, professor da escola Bauhaus) ou combinar uma poltrona Luís XV com um sofá de linhas mais retas são alguns exemplos desta mistura!

Se você escolheu as figuras 9, 10 e 11, o seu estilo é MODERNO. Adora tudo que é atual, curte móveis e combinações que tenham mais linhas retas, ortogonais e até circulares, mas sem a interferência de alguma coisa que tenha a ver com ROCOCÓ ou com peças mais antigas. Destes estilos mais antigos você decididamente não gosta. Dentro do seu gosto pelo MODERNO, você pode optar por um moderno mais leve, com cores claras ou um moderno “mais sofisticado” com cores mais escuras ou até um moderno bem pop , abusando de misturas de cores.

Gostou das figuras 12,13 ou 14? Então o seu estilo é MODERNO/RÚSTICO. Adora uma decoração clean balanceada com elementos mais quentes como a madeira de demolição, um revestimento de tijolo aparente. Este estilo é muito comum nos lofts em Nova York. Imagina uma composição high tech com o que há elementos mais primitivos? Nada a ver uma coisa com a outra? Mas pode ficar lindo sabendo combinar!

Você escolheu as figuras 15 ou 16?  Definitivamente você tem um estilo MINIMALISTA CONTEMPORÂNEO. Você já ouviu a famosa frase “menos é mais”. Este é você, uma pessoa que adora espaços livres, poucos móveis e ter apenas, o essencial para se viver. Provavelmente você não vai querer um monte de almofadas no sofá, apenas para enfeitá-lo para depois ter que tirar todos para sentar, não é?

Gostou das figuras 17 ou 18? Então o seu estilo é RÚSTICO. Você adoraria morar numa casa de campo ou praia, porque adora a natureza e as coisas simples. Os materiais e cores de sua preferência são os ligados à natureza. Muita madeira rústica, pedras e tijolinhos à vista. Assim como móveis de fibras naturais são os seus preferenciais.

Se você escolheu as figuras 19, 20 ou 21 o seu estilo é ORIENTAL. Se você adora o estilo Zen de ser e de viver, com certeza este é o seu estilo. Talvez um dos seus passeios preferidos seja o bairro da Liberdade, cheio de referências orientais. A decoração oriental é marcada por móveis de linhas mais retas e mais baixas e muitos objetos. As marcas da decoração japonesa são os futons e os biombos, os jardins com seixos brancos e muitas fontes. Mas a decoração oriental não é exclusivamente do Japão, há também a China, Bali, Indonésia e ìndia. Cada um com suas características peculiares. Na Índia, existe o predomínio de mistura de estampas e cores. Na China, móveis de madeira com entalhes ou desenhos e muitos baús. É um estilo que muitos ocidentais adoram.

Gostou das figuras 22, 23 ou 24? Então este o estilo RETRÔ/VINTAGE. Podemos classificar este estilo como “novo velho”. É a volta dos anos 20 aos 80 aproximadamente revisitados. Normalmente quem possui este estilo é descolado, pop e adora fazer a mescla de vários estilos. Ele não se importa se está na moda ou não, ele compra uma peça porque gosta muito dela e a sua casa é cheia destes objetos e móveis misturados. Também tem uma porção de nostalgia envolvida neste estilo. Sabe aquela máquina de datilografar que ninguém mais tem? Você pode usar como um item de decoração na sala ou escritório, só para dar aquele charme…


Categorias: Sem categoria

Tags: , , , , , , , , , , , ,

Nívea Puech

Com atuação na área de design de interiores há mais de dez anos, já participou de mostras importantes como a CASACOR e tem vários trabalhos publicados,...
Nívea Puech Interiores - Direitos reservados
Tel.: 11 3256 . 7090